Inclusão Social
Pensar em inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho vai além de pensar em cotas, leis ou qualquer outra forma ou formula que garanta direitos. Pensar em inclusão significa pensar em cidadania, em participação social em igualdade, em integração e interação.
As Pessoas com Deficiência fazem parte da sociedade, pagam impostos e tem os mesmos deveres e direitos de todos os cidadãos brasileiros. A dificuldade está na aceitação dessas pessoas por parte da grande maioria. Na verdade penso que a questão está direcionada para o desconhecimento e o receio de que o PPD não produz e que necessita de ajuda para as atividades da vida diária.
Existem exemplos que demonstram o contrário, equipes que tinham receio e acabaram contratando um PPD e perceberam que o funcionário produz e que ainda sugere algumas mudanças que facilitam o trabalho dele e dos colegas. Por exemplo, ouvi o relato de um rapaz que foi trabalhar num setor que recebia os malotes da empresa. O rapaz tem deficiência em um dos braços que fica constantemente imobilizado, os colegas abriam os envelopes com uma tesoura, ele tinha dificuldade em segurar o envelope e cortar ao mesmo tempo...ele comprou uma guilhotina...e na verdade facilitou o trabalho de toda a equipe.
As pessoas precisam entender que quando vão contratar um funcionário/colaborador estão contratando uma pessoa e não uma mão ou uma perna ou um par de olhos ou de ouvidos.
Algumas empresas que trabalham com inclusão social PPD
(Pessoa Portadora de Deficiência) :
Tatiane Worobel
Gisleine
Halesson
Karen
Nenhum comentário:
Postar um comentário